( Professor Werton Nobre com a turma após revisão de Geografia )
O Centro de Folclore e Arte
Popular de Caxias encerrou na última sexta-feira, dia 08 de novembro, o projeto
Revisa CEFOL, que tinha como objetivo preparar gratuitamente a população caxiense para o Exame Nacional do Ensino
Médio, com reserva de vagas para afrodescendentes, portadores de
deficiência, pessoas trans, desempregados, mães e pais solteiros e
pessoas com dificuldade socioeconômica. O projeto obteve 42 inscrições on-line
validadas mais 10 inscritos no cadastro de reservas, e, apesar de algumas
desistências; que tem sido um sério
problema da educação brasileira em todos os níveis, conseguiu manter uma expressiva média de alunos em suas aulas.
“Não havia feito nenhum pré-vestibular antes, essa foi minha primeira experiência, as aulas do Revisa CEFOL me ajudaram muito, sou muito grata a todos os professores, eles foram muito atenciosos com a gente, foi maravilhoso!”afirma Katiana, 24 anos, vendedora, moradora do João Viana e que sonha em cursar Nutrição.
“Não havia feito nenhum pré-vestibular antes, essa foi minha primeira experiência, as aulas do Revisa CEFOL me ajudaram muito, sou muito grata a todos os professores, eles foram muito atenciosos com a gente, foi maravilhoso!”afirma Katiana, 24 anos, vendedora, moradora do João Viana e que sonha em cursar Nutrição.
Além das aulas, o Revisa CEFOL
ofereceu uma intervenção musical e suporte psicológico durante todo o processo, tudo construído com o esforço e a disposição de
voluntários e pensando em contribuir o
máximo, dentro das condições existentes,
para que nossos alunos e alunas obtivessem o maior desempenho possível
no vestibular deste ano. Concomitantemente,
as aulas diferentes e criativas acabaram
tornando-se uma característica de todo o projeto, como afirma Cássia
Kellyn, 31 anos, comerciária, moradora do Campo de Belém e que sonha em cursar
Arquitetura e Urbanismo próximo ano “O Revisa
CEFOL me proporcionou a oportunidade de abranger meus conhecimentos com a
revisão das matérias, com aulas dinâmicas. Algo que foi indispensável para
todos.”
( Nonato Cruz durante performance no intervalo das aulas)
Geovana Cardoso Freire, de 17
anos, que pretende conquistar uma vaga no curso de enfermagem e já teve outras
experiências anteriores com preparatórios para o ENEM, ressalta: “Gostei
muito, os professores são muito bons, eu só ganhei indo assistir às aulas,
valeu a pena, me relembrou de muita coisa e acredito que me ajudou muito na
prova do ENEM.”
Todo esse efeito só foi alcançado
porque professores e professoras
acreditaram nessa ideia e se doaram profundamente. Não obstante, a
gratidão não ficou somente no coração
dos alunos e alunas que passaram pelo Revisa CEFOL 2019, mas no de todas as
pessoas que acompanharam a execução do projeto direta ou indiretamente: uma verdadeira
lição de generosidade, luta e compromisso. Além da aula, cada
profissional encarregou-se de preparar um banco de questões que foi
utilizado como apostila para a revisão
das disciplinas e das atualidades,
disponibilizando-o para toda a turma on-line.
As ações do Revisa CEFOL
alcançaram um público bem diversificado, o que era uma das finalidades do
projeto, e revelou a importância e ausência de ações educacionais que pensem as
demandas da classe trabalhadora, levando em conta, sempre, o papel da educação
na construção de uma sociedade menos desigual e mais justa.
( Professor Carvalho Júnior, ao centro, e professora Rafaela Barbosa durante a revisão de Língua Portuguesa e Redação )
Raimunda Maria, uma moradora do bairro Salobro de 49 anos que
assistia às aulas em companhia da filha,
afirma com convicção “ Gostei
bastante pois já estava há vinte e cinco anos fora da sala de aula, lá encontrei
professores excelentes, se essas aulas tivessem sido três meses antes meu desempenho teria sido
bem melhor. Agradeço cada professor que ajudou.”
O depoimento de Dona Maria é um
prelúdio dos planos do Revisa CEFOL para
2020, que tem como objetivos: aumentar o cronograma de atividades, incorporar-lhes
simulados, dedicar atividades específicas para a redação e promover aulas
itinerantes, principalmente na zona rural. Para isso, contamos com cada um de
vocês.
Faça a Diferença!
(Professora Kellyane com a turma após revisão de Biologia)
O Centro de Folclore e Arte
Popular de Caxias (CEFOL) é uma Organização Não Governamental sem Fins
Lucrativos (ONG) que tem como objetivo colaborar para a salvaguarda do patrimônio cultural
brasileiro. Foi idealizado pelo artista e mestre de cultura popular Antonio
Cruz e fundado em 2006, contando com
a participação de importantes produtores culturais ,
artesãos, pesquisadores, folcloristas e
mestres de cultura popular da região
tanto no seu surgimento quanto no
desenvolvimento de suas atividades. Muitos destes, detentores de saberes ligados a diferentes referências
culturais como o bumba-boi, o tambor de crioula, a caixa de São Sebastião e o samba.
Em 2013, o CEFOL inaugurou o Museu Folclórico Dinâmico, em sua própria sede,
proporcionando acesso gratuito a um acervo
de mais de 100 instrumentos e indumentárias
da cultura popular e afro-brasileira de forte ocorrência no Estado, bem
como uma viagem pela diversidade
rítmico-poética do Maranhão e pela imaginação e criatividade dos seus artistas
e artesãos. Compõem a entidade: o
Bumba-boi Brilho da Princesa, fundado em 2002; a escola de samba Malucos por
Samba, fundada em 1950; os caixeiros de São Sebastião e o tambor de Crioula
Menino Deus.
Texto: Cayo Cezar de Farias Cruz
Editor: Eduardo Rego
Parabéns mais uma vez, aos mentores deste projeto,pela iniciativa visionária. Espero que em 2020, essa porta continue aberta aos que irão encarar o Enem.
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