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O Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias (CEFOL)   tem como objetivo   colaborar para a    salvaguarda do patrimônio cultural brasile...

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Revisa CEFOL 2019 encerra com grande repercussão entre os alunos e muitos planos para 2020!


( Professor Werton Nobre com a turma após revisão de Geografia )

O Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias encerrou na última sexta-feira, dia 08 de novembro, o projeto Revisa CEFOL, que tinha como objetivo preparar gratuitamente a  população caxiense para o Exame Nacional do Ensino Médio, com reserva de vagas para afrodescendentes, portadores de deficiência,  pessoas trans,  desempregados, mães e pais solteiros e pessoas com dificuldade socioeconômica. O projeto obteve 42 inscrições on-line validadas mais 10 inscritos no cadastro de reservas, e, apesar de algumas desistências;  que tem sido um sério problema da educação brasileira em todos os  níveis, conseguiu manter uma  expressiva média de alunos  em suas aulas.

Não havia feito nenhum pré-vestibular antes, essa foi minha primeira experiência, as aulas do Revisa CEFOL me ajudaram muito, sou muito grata a todos os professores, eles foram muito atenciosos com a gente, foi maravilhoso!”afirma  Katiana, 24 anos, vendedora, moradora do João Viana  e que sonha em cursar Nutrição.

Além das aulas, o Revisa CEFOL ofereceu uma intervenção musical e suporte psicológico  durante todo o processo, tudo  construído com o esforço e a disposição de voluntários e pensando em  contribuir o máximo, dentro das condições existentes,  para que nossos alunos e alunas obtivessem o maior desempenho possível no vestibular deste ano. Concomitantemente,  as aulas diferentes e criativas acabaram  tornando-se uma característica de todo o projeto, como afirma Cássia Kellyn, 31 anos, comerciária, moradora do Campo de Belém e que sonha em cursar Arquitetura e Urbanismo próximo ano “O Revisa CEFOL me proporcionou a oportunidade de abranger meus conhecimentos com a revisão das matérias, com aulas dinâmicas. Algo que foi indispensável para todos.”

( Nonato Cruz durante performance no intervalo das aulas)

Geovana Cardoso Freire, de 17 anos, que pretende conquistar uma vaga no curso de enfermagem e já teve outras experiências anteriores com preparatórios para o ENEM, ressalta:  “Gostei muito, os professores são muito bons, eu só ganhei indo assistir às aulas, valeu a pena, me relembrou de muita coisa e acredito que me ajudou muito na prova do ENEM.”

Todo esse efeito só foi alcançado porque professores e professoras  acreditaram nessa ideia e se doaram profundamente. Não obstante, a gratidão não ficou  somente no coração dos alunos e alunas que passaram pelo Revisa CEFOL 2019, mas no de todas as pessoas que acompanharam a execução do projeto direta ou indiretamente:  uma verdadeira  lição de generosidade, luta e compromisso. Além da aula, cada profissional encarregou-se de preparar um banco de questões que foi utilizado  como apostila para a revisão das disciplinas e  das atualidades, disponibilizando-o para toda a turma on-line.

As ações do Revisa CEFOL alcançaram um público bem diversificado, o que era uma das finalidades do projeto, e revelou a importância e ausência de ações educacionais que pensem as demandas da classe trabalhadora, levando em conta, sempre, o papel da educação na construção de uma sociedade menos desigual e mais justa.

( Professor Carvalho Júnior, ao centro, e professora Rafaela Barbosa durante a revisão de Língua Portuguesa e Redação )

Raimunda Maria, uma  moradora do bairro Salobro de 49 anos que assistia  às aulas em companhia da filha, afirma com convicção “ Gostei bastante pois já estava  há vinte e cinco  anos fora da sala de aula, lá encontrei professores excelentes, se essas aulas tivessem sido  três meses antes meu desempenho teria sido bem melhor. Agradeço cada professor que ajudou.
O depoimento de Dona Maria é um prelúdio  dos planos do Revisa CEFOL para 2020, que tem como objetivos: aumentar o cronograma de atividades, incorporar-lhes simulados, dedicar atividades específicas para a redação e promover aulas itinerantes, principalmente na zona rural. Para isso, contamos com cada um de vocês.
Faça a Diferença!

(Professora Kellyane com a turma após revisão de Biologia) 
                                      
O Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias (CEFOL) é uma Organização Não Governamental sem Fins Lucrativos (ONG) que tem como objetivo colaborar para a   salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro. Foi idealizado pelo artista e mestre de cultura popular Antonio Cruz e fundado  em 2006, contando com a  participação  de importantes produtores culturais , artesãos, pesquisadores,  folcloristas e mestres de cultura popular da  região tanto no seu surgimento quanto  no desenvolvimento de suas atividades. Muitos destes, detentores de  saberes ligados a diferentes referências culturais como o bumba-boi, o tambor de crioula, a caixa de São Sebastião e o samba. Em 2013, o CEFOL inaugurou o  Museu  Folclórico Dinâmico, em sua própria sede, proporcionando acesso gratuito a um acervo  de mais de 100   instrumentos e  indumentárias  da cultura popular e afro-brasileira de forte ocorrência no Estado, bem como uma viagem  pela diversidade rítmico-poética do Maranhão e pela imaginação e criatividade dos seus artistas e artesãos. Compõem a  entidade: o Bumba-boi Brilho da Princesa, fundado em 2002; a escola de samba Malucos por Samba, fundada em 1950; os caixeiros de São Sebastião e o tambor de Crioula Menino Deus.

Texto: Cayo Cezar de Farias Cruz

Editor: Eduardo Rego

Um comentário:

  1. Parabéns mais uma vez, aos mentores deste projeto,pela iniciativa visionária. Espero que em 2020, essa porta continue aberta aos que irão encarar o Enem.

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